VOCAÇÃO, LUZ DIVINA!

Autor: Marcelo Vinicius de Castro

 

Para ajudar as comunidade e grupos a vivenciarem o mês vocanional de agosto, postamos esta encenação teatral.

3velas ELENCO:

  • 01 pessoa do papel de enviado de Deus;
  • 03 jovens com os quais o enviado irá conversar;
  • Uma cruz humana formada por jovens.

-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-:-

-

O enviado de Deus entra em cena, conduzindo uma luz (vela) e se aproxima do primeiro jovem e lhe diz:

ENVIADO: Esta é a Luz de Cristo para iluminar o seu caminho!

O jovem se levanta com a vela acesa e fala:

JOVEM 01: O que é isto?

O enviado responde:

ENVIADO: Esta é a Luz que irá te guiar por toda a vida e por todos os lugares.

O jovem:

JOVEM 01: Mas quem disse que eu quero ter luz? Está bom aqui no escuro e eu não vou a lugar nenhum!

O jovem apaga a vela e volta ao seu lugar. O enviado decepcionado fala:

ENVIADO: Oh gente incrédula, que prefere as trevas à Luz. Jamais podemos esquecer ou querer apagar a Luz do Chamado que Deus faz a cada um de nós.

O enviado se dirige ao segundo jovem, acende-lhe a vela dizendo:

ENVIADO: Que a Luz de Cristo brilhe em seu coração!

O segundo jovem se levanta e pergunta:

JOVEM 02: Nossa! Que brilho lindo! De onde vem esta luz? Quem é você?

O enviado responde:

ENVIADO: Eu sou apenas um amigo que lhe trouxe um pouco de Luz. E que com esta Luz, você ilumine o caminho daqueles que ainda estão na escuridão.

O jovem responde:

JOVEM 02: Não! Esta luz é só minha! Não vou reparti-la com ninguém. Fiquei tanto tempo na escuridão e agora que tenho esta linda luz, você quer que eu divida com os outros? Não, não...

O enviado:

ENVIADO: Quanto egoísmo! Quando vamos ter em mente que somos chamados para servir e não sermos servidos, que devemos ser Luz para nossos irmãos?

O enviado se dirige ao terceiro jovem, lhe acende a vela e diz:

ENVIADO: Eis que te envio ao mundo, para ser Luz entre as nações!

O jovem se levanta e fala:

JOVEM 03: Meu Deus! Pensei que jamais veria claridade. Ainda bem que Deus se lembrou de mim. E o senhor, quem é?

ENVIADO: Sou apenas alguém que Deus enviou para tirar das trevas aqueles que ainda não conhecem a Luz.

O jovem:

JOVEM 03: Mas o que eu devo fazer? Como posso retribuir a essa benção de Deus?

O enviado:

ENVIADO: É muito simples. Essa Luz que você está recebendo, é o chamado de Deus, é a sua vocação. Nunca deixe que essa Luz fique escondida no seu interior, mas a coloque em lugar de destaque para que, quando ela brilhar, ilumine a todos que estão ao seu redor. Assim, você estará demonstrando sua gratidão para Deus.

O jovem:

JOVEM 03: Mas, e se esta Luz se apagar?

O enviado:

ENVIADO: Não meu jovem, aquele que de coração partilha sua Luz com os irmãos, jamais terá sua claridade, seu brilho apagados e sim aumentados cada vez mais.

O jovem:

JOVEM 03: Obrigado Senhor! Dai-me forças para ser Luz para meus irmãos!

O jovem caminha e acende as velas da cruz humana que está no meio do palco. Em seguida, o jovem acende a vela do segundo jovem, que o ajuda a acender e a levantar o primeiro jovem.

Ao final, todos dizem:

TODOS: “DEIXEM A LUZ DE DEUS BRILHAR EM SEUS CORAÇÕES. DIGAM SIM ÁS SUAS VOCAÇÕES!”

 

- FIM -

 

INTERAGINDO COM A PLATÉIA:

(Após a encenação, interagir com os presentes)

 

  • Vocação é o chamado de Deus para agirmos no mundo.
  • Quando ouvimos e seguimos o chamado, seguimos a luz!
  • Sob a luz conseguimos enxergar melhor as coisas em nós e à nossa volta.

 

REFLITA:

 

  1. Em minha vida quais são os momentos de luz e quais os momentos de escuridão?
  2. Eu encontrei e estou seguindo minha vocação?
  3. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo!” – que sentido esta mensagem traz para minha vida? Eu sou “luz” e ilumino quem está à minha volta?

 

Fonte: Jornal - “Missão Jovem”

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças