Trânsito de São Francisco de Assis

Celebração do Trânsito de São Francisco de Assis
clip_image002


Canto Inicial:

Francisco, que trazes para hoje uma lição de amor.

Dá-nos teus olhos puros para perceber a Deus.

Que nossas mãos saibam unir-se e os corações se libertar.

Que nossa voz e a natureza se una a ti num só cantar.

São Francisco vem ensinar os teus filhos o Cristo imitar! (2x)

Francisco, irmão da natureza, amigo do Senhor.

Grita aos homens todos o respeito pela paz.

Que as aves cantem sem ser feridas e as plantas cresçam com sua flor.

Os homens vivam fraternidade e todos louvem o bom Senhor.

São Francisco vem ensinar os teus filhos o Cristo imitar! (2x)

Francisco, que inspira paz e bem na vida dos irmãos.

Dizes, qual o segredo da alegria de viver.

A tua pobreza tornou-te livre e foste puro de coração.

Obedeceste com humildade, tornaste a vida uma oração.

Saudação e Acolhida

P. Em nome da Santíssima Trindade e Altíssima Unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T. Amém.

P. A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, Nosso Senhor, estejam convosco.

T. Bendito seja Deus que nos redimiu no amor de Cristo.

P. Escutai o seu nome, e adorai-o com temor e reverencia:

T. Senhor Jesus Cristo, Filho do Altíssimo é seu nome, que é bendito nos séculos.

Instantente de oração silenciosa

P. Ó Deus, que nosso Padroeiro São Francisco de Assis, a quem deste o prêmio da eterna santidade, concede também a nós, que celebramos com setimento fraterno a memória de sua passagem, de seu trânsito, a graça de felizmente alcançar o premio da eterna santidade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Narrador: (reduzem-se as luzes) Transportemo-nos para Assis, há quase 800 anos. Três de outubro de 1226. Nos últimos dias de sua vida, Francisco, portando em seu corpo as Chagas de Cristo, e por causa da gravidade de suas enfermidades fora levado para a Casa do Bispo em Assis. Percebendo então, que a irmã morte corporal aproximava-se, pediu a seus irmãos que o levassem a Santa Maria dos Anjos, a pequela igreja que reconstruira e onde tudo começara, quando ouvira o Evangelho de Nosso Senhor.

(entra Francisco carregado pelo Frades e Clara com as irmãs – Canto Santíssima Anima)

Narrador: A exemplo de seu Mestre, derrubado fisicamente de todos os lados, e interiormente atormentado por inúmeras provações e tentações, pressentiu que seu fim aqui na terra estava próximo. Para provar um pouco de alívio pediu, então, aos frades:

Francisco: Coloquem meu corpo no chão junto a irmã terra, pois nu eu vim a este mundo, e a exemplo de Cristo pobre, humilde e crucificado, não quero apropriar-me de nada neste mundo.

Narrador: Para provar um pouco de alívio pediu, então, que alguns frades lhe entoassem o Cântico das Criaturas que ele mesmo compusera dois anos antes para louvar e engrandecer seu Senhor.

Altíssimo e onipotente Bom Senhor
Teus são os louvores, a glória a honra e toda a benção
A Ti somente, Altíssimo, eles convém
E nenhum homem é digno de te imitar
Louvado sejas, meu Senhor, com todas as Tuas criaturas
Especialmente o senhor irmão Sol
O qual faz o dia e por ele alumia
E ele é belo, radiante, com grande esplendor de Ti
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua
Pelas estrelas que no céu Formaste-as claras preciosas e belas
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
Pelo ar, pela nuvem, pelo sereno e todo tempo
Pelo qual dá às tuas criaturas o sustento

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
A qual nos é muito útil, úmida, preciosa e casta
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
Pelo qual iluminas a noite, ele é belo robusto e forte
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a mãe terra
A qual nos sustenta, governa e produz diversos frutos,
Flores coloridas e ervas (2x)
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã a morte corporal
Da qual nenhum vivente pode escapar
Bendito aquele que se encontra na Tua santíssima vontade
Ao qual a morte não fará mal

Louvai e bendizei o meu Senhor
Agradeça e sirva com grande humildade
Louvai e bendizei o meu Senhor
Agradeça e sirva com grande humildade
Louvai e bendizei o meu Senhor
Agradeça e sirva com grande humildade
Louvai e bendizei o meu Senhor
Agradeça e sirva com grande humildade
Louvai e bendizei o meu Senhor
Agradeça e sirva com grande humildade

Louvai e bendizei o meu Senhor...
Louvai e bendizei o meu Senhor...
Louvai e bendizei o meu Senhor...

Narrador: Frei Elias, seu superior, sabendo que Francisco não queria ser dono de nada nem das próprias vestes, mas preocupando-se com aquele pobre homem despido e doente, lhe disse:

Frei Elias: Fica sabendo Francisco que te empresto, em virtude da obediência, este hábito, para saberes que não tens nenhum direito de propriedade, tiro-te o poder de dá-los a quem quer que seja.

Narrador: Depois disso, o santo levantou as mãos para o céu e louvou a Cristo porque, livre de tudo, já estava indo ao seu encontro. Mas, para demonstrar que era um verdadeiro imitador do Cristo, em todas as coisas, amou até o fim os irmãos e irmãs, seus filhos, a quem amara desde o começo. Pois fez chamar todos os irmãos presentes, e e Clara com suas irmãs e, consolando-os de sua morte, exortou-os com afeto de pai ao amor de Deus. Falou também sobre a observância da paciência e da pobreza, dizendo que o santo Evangelho era mais importante do que todas as normas. Estando todos os frades e Clarissas sentados ao seu redor, estendeu sobre eles a mão e os abençou, e disse:

Francisco: "Filhos todos, adeus no temor do Senhor! Permanecei sempre nele! A tentação e a tribulação estão para chegar. Felizes os que perseverarem no que começaram. Eu vou para Deus, a cuja graça recomendo-vos todos".

Narrador: Enquanto os frades e sua amada filha Clara, choravam amargamente e se lamentavam inconsoláveis, o pai santo mandou trazer um pão. Abençoou-o, partiu-o e deu um pedacinho para cada um comer. (AGUARDAR A BENÇÃO DISTRIBUIÇÃO DO PÃO). Também mandou trazer um livro dos Evangelhos e pediu que lessem o Evangelho de São João que relata Sagrada Ceia que foi a última celebrada pelo Senhor com seus discípulos. Fez tudo isso para celebrar sua lembrança, demonstrando todo o amor que tinha para com seus frades.

Presidente: Proclamação do Evanelho de Jesus Cristo Segundo São João (Jo 13, 1-16)

Francisco: Irmãos meus, caríssimos! O Altíssimo, Onipotente, Santíssimo e Sumo Deus; Aquele que é todo o bem, o sumo bem, o bem inteiro, o único bem concedeu a mim a graça de seguir e imitar seu Filho Jesus Cristo, pobre e crucificado. Durante toda a minha vida fiz de sua vida a minha vida, de seu Evangelho a minha Boa Nova, de sua Paixão a minha paixão. Por sua graça, também, fiz a minha parte! Que o Senhor vos ensine a fazer a vossa. (Franisco suspira e morre)

Narrador: Por fim, tendo-se realizado nele todos os planos de Deus, o bem-aventurado adormeceu no Senhor, rezando e cantando um salmo. Sua santíssima alma se desprendeu da carne para ser absorvida no abismo da claridade de Deus. Na mesma hora precisamente, um de seus Irmãos e companheiros, conhecido por sua santidade, viu a alma do santo subindo diretamente para o céu sob a forma de uma estrela esplêndida levada por branca nuvem que pairava sobre imensa extensão de água; alma rutilante de pureza, a reluzir os méritos acumulados, subia com toda a riqueza das graças recebidas e das virtudes que o tinham conformado à imagem de Deus, para gozar sem demora da visão da luz e da glória eternas.

(Franciscisco já morto, carregado pelos Frades e Clara e as irmãos deixam o presbitério – Canto Salve Sacte Pater)

Refexão

Canto: Salve Mestre Pai Amado

Oração

Pela intercessão de Francisco de Assis, irmão universal e exemplo de santidade, dirigimos ao Pai a nossas orações. Digamos juntos:

Pelos méritos de São Francisco auvi-nos Senhor.

ü Tu és Santo, Senhor, e operas maravilhas: revova agora tua Igreja com a satidade de muitos que vivem com simplicidade e alegria o Evangelho. Rezemos:

ü Tu és a Proteção, salvador e defensor: defente nossa comunidade de todos mal e infunde a paz em nossos corações. Rezemos:

ü Tu és a beleza, humildade e paciência: faz cada um em nossa comundade irmão entre os irmãos, para que com todas as criaturas catemos a Tua glória. rezemos:

ü Tu és nossa esperança, nossa fé e caridade: insina-mos a amar a Cristo Crucificado no rosto dos marginalizados do nosso tempo. Rezemos:

ü Tu és o bem, todo bem, o sumo bem: ajuda os movimentos, as pastorais, e instituições que inspirando-se em São Francisco, o amem sobre todas as coisas. Rezemos:

ü Tu és truno e uno, Senhor Deus: ajuda a nossa comunidade a despojar-se do supérfluo, vivendo com confiança a tua Palavra. Rezemos:

Pai Nosso

(Avisos e agradecimentos)

Oração

Senhor, que em nome de São Francisco de Assis, também hoje dás a Igreja e ao mundo a esperança do amor de paz, vina na fé de Cristo, para que todas as criaturas te bendigam e te sirvam com humildade. Por Jesus, imagem da tua face, que vive e reina nos séculos dos séculos. Amém

Benção

P. O Senhor vos abenço e e vos guarde,

vos mostre a sua face de se compadeça de vós.

Volte seu tosto para vós e vos dê a paz.

P. E sobre todos vós desça a benção de Deus Onipotente:

Pai e Filho + e Espirito Santo.

T. Amem.

Canto de Envio

Quando o fogo do amor ardeu no peito/ vindo da luz tão radiante de Jesus/ Não resistiu a este amor puro e perfeito/ seguiu feliz os estigmas da cruz./ E na pobreza foi reerguer Santa Maria/ e nela toda a Igreja do Senhor/ Na Eucaristia, na alegria o dia a dia/ ele vivia o Evangelho com fervor.

A gente pode ser muito mais feliz/ Seguindo o exemplo São Francisco de Assis (2x)

Lá entre as flores encontrou paz e alegria/ cantando amores ao Deus da criação/ Pássaros, vento, animais, o sol e a lua/ os arvoredos chamou todos de irmãos./ Sorriu aos pobres seus amigos preferidos/ viu Jesus Cristo no semblante do irmão/ Com os mais sofridos, mais amados, mais queridos/ na sua mesa ele repartiu o pão.

 

 
COLABORAÇÃO

 

logo

2 comentários:

  1. Paz e Luz a todos!
    Nós somos a Trúpe celebrando a vida, um grupo de evangelização, voltado inteiramente para as crianças que atualmente realiza missas com crianças na Comunidade Jesus de Nazaré da Paróquia Bom Jesus das Oliveiras-Diocese de São Miguel Paulista.
    Gostaríamos de deixar aqui o endereço do nosso blog para todos conhecerem o nosso trabalho e para compartilharmos experiências.
    http://trupecelebrandoavida.blogspot.com.br/
    Se possível sigam nosso blog!
    Um grande abraço e que Deus vos abençoe!

    ResponderExcluir

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças