É para a liberdade que Cristo nos Libertou!

Autor: Tiago Ferro Pavan
image
Peça teatral escrita por Tiago Ferro Pavan tendo como base o tema da campanha da fraternidade do ano de 2014: “Fraternidade e Tráfico Humano” – Com o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1).
Em resumo a peça busca transmitir ao público o sentimento das pessoas que sofrem os atos relacionados ao tráfico humano. Onde as correntes são o peso da omissão, do descaso e da imparcialidade com que o caso é tratado, não só pelas autoridades e pelo poder público, mas também por todos nós cidadãos, que muitas vezes nos calamos devido a nossa acomodação, alienação, falta de senso crítico e pela sede cada vez maior pelo consumismo que não nos deixa enxergar o que esta tão visível – O sofrimento de nossos irmãos em Cristo.
Personagens: 10 (Total)
Duração aproximada: 15 minutos

(Várias pessoas entram em cena acorrentadas pedindo por ajuda).

ACORRENTADO 01: Alguém nos ajude? Por favor! Tirem essas correntes de nós...
(Interagir com o público).

ACORRENTADO 02: Alguém pode nos ouvir? Precisamos de ajuda! Elas nos machucam muito! É uma dor insuportável...

ACORRENTADO 03: E não estamos falando somente de dor física. É humilhação, tortura psicológica, constrangimento...
(Entra uma pessoa de preto em cena).

SOMBRA: Podem gritar! Vai, gritem mais e mais, ninguém podem ajudar vocês! Quem vai escutar vocês? E os seussonhos, a quem se importe com eles? Vocês estão presos a essas correntes e as dores só vão piorar.

ACORRENTADO 01: Mas quem é você?

SOMBRA: Eu sou o medo, a dor, a fome, a solidão...
(Várias pessoas entram em cena passando pelos acorrentados, porém, como se não os tivessem vendo).

ACORRENTADO 02: Eles não podem nos ver? Por quê?

SOMBRA: Não podem, ou não querem? É claro que eles podem ver vocês, o fato é que não se importam com a situação que vocês estão passando, ou seja, não querem ver.
(Sombra sai de cena).

ACORRENTADO 01: Menina,por favor, nos ajude? Estamos morrendo de dores!

ACORRENTADO 02: Estamos presos as correntes da humilhação, da exploração, dos maus tratos, da injustiça e precisamos que nos ajude a tirá-las.

MENINA: Até gostaria, mas não posso, estou meio apressada agora...

ACORRENTADO 01: Mas,por favor, nos ajude, você é jovem, você tem todo o potencial de uma juventude que luta, que sonha, que não se acomoda. Você pode sim nos ajudar.

ACORRENTADO 02: Lembre-se que a missão do profeta é de anunciar e de denunciar. Faça isso e nossas correntes irão se quebrar e seremos libertos.

ACORRENTADO 03: Vocês não estão vendo?Ela está apressada.Deixe ela de lado!

MENINA: Desculpem, mas minha pressa não permite que eu veja vocês.
(A menina sai de cena. Entra um senhor).

ACORRENTADO 01: Lá vem outra pessoa, quem sabe ela possa nos ajudar.

ACORRENTADO 02: Senhor! Nos ajude por favor...

SENHOR: Não posso ajudar vocês... Estou à procura de uma casa, ou melhor, um apartamento.Também quero um carro novo, um emprego onde eu ganhe muito e não precise trabalhar tanto e assim viver sempre no luxo.

ACORRENTADO 01: Mas nos ajude. Estamos precisando de ajuda. Essas correntes nos machucam muito e não estamos aguentando.

SENHOR: Eu não posso! Minha ganância não permite que eu veja vocês.
(O senhor sai de cena).

ACORRENTADO 02: Não se vá... Meu Deus! Quem vai nos ajudar?
(Entra um jovem em cena).

ACORRENTADO 01: Ei jovem, por favor, nos ajude!

ACORRENTADO 02: Estamos presos a correntes e precisamos da sua ajuda.

JOVEM:(distraído) Como? Ah, me desculpem, mas não posso fazer isso.

ACORRENTADO 03: Mas por que não?

JOVEM: Ora... Simplesmente porque vocês não existem.

ACORRENTADO 03: Não existimos? Como assim? Não esta nos vendo?

JOVEM: Estou. Mas a mídia diz que vocês não existem. Não vejo falar de vocês nas revistas, jornais, rádio e televisão. E eu apenas acredito no que vejo nestas mídias. Então pra mim vocês não existem.

ACORRENTADO 03: Mas o que está acontecendo? Estamos em todas as partes, são milhões de pessoas traficadas pelo mundo durante todos os dias. Por que não nos vêem?

ACORRENTADO 02: Algumas mídias são falhas e só apresentam o que for conveniente a elas. E acreditem imagino que nós não somos.

ACORRENTADOS 01: Mas existem mídias que denunciam sim o tráfico humano e a exploração. São poucos mas existem. O que acontece é que as pessoas perderam o senso crítico e acreditam a cada dia mais e mais no que lhe são impostos “goela a baixo”.

JOVEM: Talvez vocês tenham razão, eu não sei. Mas, o fato é que minha alienação não permite que eu veja vocês.
(O jovem sai de cena).

ACORRENTADO 02: Essas correntes nos machucam muito... Até agora não sei por que estamos passando por isso.
(Entram algumas pessoas de branco).

PESSOA 01: Eu digo porque vocês estão aqui! Tudo isso é devido a estrutura social injusta e desigual. A inclusão social acontece somente via consumismo. Cada vez mais tem crescido a violência no Brasil e a juventude a cada dia se sente mais ameaçada. Em termos políticos teremos sempre “mais do mesmo”.

PESSOA 02: O tráfico humano é uma ofensa aos direitos humanos, pois é um crime que atenta contra a dignidade da pessoa humana, já que explora o filho e a filha de Deus, limita suas liberdades, despreza sua honra, agride seu amor próprio, ameaça e subtrai sua vida, quer seja da mulher, da criança, do adolescente, do trabalhador ou da trabalhadora, de cidadãs e cidadãos que, fragilizados por sua condição socioeconômica epor suas escolhas, tornam-se alvo fácil para as ações criminosas de traficantes.

PESSOA 03: O tráfico de pessoas é uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas!

ACORRENTADOS: E quando isso vai acabar?

PESSOA 01: Somente quando houver integração e fortalecimento das políticas públicas e das redes de atendimento às vítimas. E também capacitação para o enfrentamento ao tráfico de pessoas. Para isso é necessário uma produção de informação e conhecimento sobre tráfico de pessoas. E isso pode se dar através de campanhas e mobilizações para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

PESSOA 02: A igreja está intimamente solidária com as pessoas afetadas pelo tráfico humano.Comprometida com a defesa da dignidade humana, dos direitos fundamentais e com a erradicação do crime. Este tipo de exploração é uma negação radical do projeto de Deus para a humanidade.
(Neste momento as pessoas começam a tirar as correntes dos acorrentados enquanto dão sequencia nas falas).

PESSOA 03: Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
PESSOA 01: (Com ênfase) Enquanto cristãos somos desafiados a nos comprometer com o processo de erradicação do tráfico humano em suas várias expressões.
PESSOA 02: (Com ênfase) Diante de um crime que clama aos céus, como o tráfico humano, não se pode permanecer indiferente, sobretudo todos nós que somos chamados a sermos discípulos-missionários.
TODOS: Afinal, é para a liberdade que Cristo nos libertou!
(Hino da campanha da fraternidade)
- FIM -


DICAS
Invistam na caracterização dos personagens e nas maquiagens para um melhor contraste das realidades. Usem a criatividade. Lembrando que podem ser usados mais personagens, tanto como acorrentados quanto como pessoas que passam por eles, mesmo que nem todos tenham falas as expressões e a interpretação contam muito. E não esqueçam de interagir com o público e fazer com que se sintam parte da história.

curiosidade1

  • Neste link: >>CLIQUE AQUI<< Você pode conferir uma versão alternativa da peça, escrita pelo mesmo autor;

  • Neste link: >>CLIQUE AQUI<< Você pode visualizar um vídeo da peça realizada pela Pastoral da Comunicação da Paróquia Coração de Jesus.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças